Quem utiliza o Japamala?
Esses colares estão nas mãos de pessoas em tudo mundo, como um instrumento de oração ou como instrumento para a técnica de concentração e meditação, auxiliando o homem na sua busca pela espiritualidade.
Alguns exemplos de religiões e filosofias que utilizam colares semelhante ao “japamala”:
Para budistas tibetanos o mala é elemento religioso de destaque, ajudando a limpar a mente .
Para eles a repetição desses sons sagrados, ajuda abrir o coração para o amor e a compaixão.
Os católicos utilizam o rosário ou “terço” para fazer as orações.
O rosário possui 50 contas separadas de dez em dez por outra conta maior, e seus extremos se unem em uma cruz, somando 54.contas.
Na umbanda e no camdomblé , as contas são feitas de pedras ou materiais naturais, e cada pessoa tem o seu rosário particular, condicionado com as cores correspondentes ao nível de desenvolvimento espiritual e à vibração energética. Segundo eles, servem para proteger e manter boas energias.
No sufismo e islamismo,o tasbi, como é conhecido o rosário mulçumano, pode ser feito de madeira, madrepérola, metais e pedras preciosas, com ricos significados dentro da astrologia islâmica, contem 99 ou 33 contas.
O Japamala é utilizado para contar mantras em grupos de 108 repetições.
Um Mala pode conter contas que somem múltiplos de 108, de modo que facilitem o cálculo do número total de 108 repetições. Por exemplo, as pulseiras usadas para este fim possuem 27 contas, existem também malas com 54 contas.
POR QUE O NÚMERO 108?
O número 108 é considerado um número sagrado, por diversas razões matemáticas, físicas e metafísicas. Para se ter uma ideia, este número é produto de operações matemática simples e precisas.
Por exempo, ao se multiplicar 1 elevado a ele mesmo por 2 elevado à 2ª e por 3 elevado à 3ª o resultado é 1 x 4 x 27 = 108.
O alfabeto sânscrito possui 54 letras ou fonemas masculinos e 54 que são chamados femininos, resultando em 108 fonemas.
O número nove é considerado um número sagrado para os Hindus, 1 + 0 + 8 = 9. O 108 também aparece como a representação do chakra cardíaco.
Na astrologia, com seu 9 planetas e 12 casas ( 9×12 =108).
Na astronomia, que mede o diâmetro do Sol como sendo 108 vezes o diâmetro da Terra.
E ainda 108 são o número de Gopis de Krishna, 108 são os Upanisades, 108 são o número de contas do japamala e poderia citar ainda muito mais sobre o número 108...
Interessante, não?
Mais um motivo pra ter seu próprio Japamala e uma nova visão da vida!
_/\_

Nenhum comentário:
Postar um comentário